Campeonato, tamo chegando!

 

bola

                      Salve, salve! Depois de um tempinho longe daqui, sem escrever, tava meio sem tempo, semana de prova, essas coisas, enfim, venho de novo para deixar mais umas linhas. Nesse meio tempo, alguns jogos, vitórias, derrotas, mas o importante foi ganhar experiência. No último jogo em Arapongas, tivemos que aprender a não desistir, a ir até o fim, manter o padrão de jogo e tentar matar a partida. Levamos uma virada no final. Ta certa que o jogo já tinha acabado, o juiz deixou passar o tempo porque o time dele tava perdendo, mas que sirva de lição pra nós. Contra a Paranamotor sabíamos que seria complicado, o time deles é bom, joga junto faz tempo. Acho que desse jogo tiramos algumas lições também, que vão servir para o campeonato.

                      Começamos o jogo melhor que o adversário, marcando certinho, sem dar muito espaço, como tem que ser. Fizemos o primeiro com Nenê, nosso novo atleta, que tava jogando de lateral esquerdo. Logo depois veio o empate. Erro de arbitragem, a bola não tinha saído, e o juiz, lá de longe, sem nem mesmo conseguir enxergar, deu escanteio. No lance, saiu o gol deles. Esse foi um dos muitos erros do juiz durante o jogo. Fomos bastante prejudicados, o juiz era caseiro, apitava no grito. Mas fica a lição, se o juiz não apitar, segue o lance, tanto a nosso favor, quanto contra. Eles viraram o jogo numa bola perdida, contra ataque, dois contra um, fico fácil pro atacante deles. Mais uma lição: tirar feio seja pra onde for. Apertou a marcação, ficou sem opção de passe, bola pro mato, sem gracinha mesmo. O feio fica até bonito quando é campeonato, e todo mundo vai te aplaudir, porque você fez o certo, não enfeitou, não perdeu a bola, não comprometeu. Sair jogando lá de trás é interessante, mostra que temos bom toque de bola, que estamos evoluindo. Mas dar chutão faz parte, ligação direta com o ataque é parte do jogo. O terceiro deles saiu num chute fantasma, que o cara nunca mais vai acertar na vida dele, foi lá de longe, sem chance pro nosso goleiro. E terminou assim o primeiro tempo, jogo bom, pra nós, porque tínhamos chance de empatar e até ganhar.

                    O segundo tempo foi melhor pra nós, tivemos mais chances e chegamos a encostar no placar. Claro que os erros de marcação continuaram, é até normal, mas está na hora de começar a arrumar. O campeonato ta aí, e isso pode nos custar um jogo. Sobra muito espaço do meio pra trás. Não pode! Nem que for cercando, fechando os espaços, forçar o time adversário a fazer lançamentos, a dar chutões, como muitas vezes fazem com a gente. Voltando ao jogo, o placar de 6x5 pra eles pode ser até considerado normal, mas poderíamos ter feito melhor, mas enfim, foi um bom jogo.

é campeão

                Dia 02/06 provavelmente começa o campeonato. Estamos inscritos. Não podemos fazer feio como ano passado. Temos mais time, mais elenco, mudamos bastante, até mesmo a forma de jogar. Vamos entrar numa espécie de 2º divisão do campeonato. É até melhor, times mais parelhos, não vamos pegar aqueles times cheios de boleiros que tem na cidade. Mas também não vamos pegar nenhum time bobo. E não podemos esquecer que eles vão vir bastante confiantes pra jogar contra nós, por causa da péssima campanha do ano passado. Por isso temos que surpreender já no começo, estrear com vitória, não importa contra quem for, jogar com sangue nos olhos, e até mesmo cobrar um pouco mais uns dos outros dentro do campo, conversar mais, orientar. Todo mundo ali é amigo, se conhece a um bom tempo, vai saber que se houver cobrança é pro bem do time. Não precisa ficar bravinho e fazer biquinho depois, porque todos querem a vitória. Temos que ter consciência disso. Estamos pagando, gastando muito dinheiro até, e temos que fazer valer a pena. É um lazer, que fique claro, a gente tá ali porque gosta mesmo, mas a partir do momento que o juiz apitar, vamos jogar sério, vamos jogar o futebol que sabemos. Cada um sabe da sua capacidade, e se de repente não estiver bem no jogo, pede pra dar um tempinho no banco, é normal, acontece muito, até nos profissionais. Depois entra de novo. Mas enfim galera, o que eu quero dizer é que eu e todos vocês também querem ganhar esse campeonato. Pode ser que não seja possível, que tenham times superiores ao nosso, mas isso a gente supera na vontade. Se não der na técnica, vai na força!

                O próximo jogo é contra o time dos Universitários, se não me engano. Eles vão jogar o campeonato também. Tem alguns jogadores que já conhecemos, alguns que são profissionais, e outros que até já jogaram no nosso time.

                Esse é o ultimo teste antes do campeonato, vamos pra cima deles no sábado, temos condições de vencer!

Elton Silva

Amanhã publico todas as fotos dos últimos jogos. Flávio